O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza de 08 a 19 de maio a Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. Várias atividades estão programadas e nesta quinta-feira já acontece a primeira ação. A atividade será feita com os alunos de colégios particulares, com o tema, Educação para a Paz.
Não somente os alunos e crianças serão atendidos na Semana, mas oficinas e palestras também estão programadas para capacitar os profissionais que atuam na rede de proteção e acolhimento às vítimas, como o CRAS e o Conselho Tutelar.
Segundo a presidente da Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente – CEVES, Cristiane Aparecida Maier, é dever de todos proteger, prevenir e atuar em caso de violação de direitos. A presidente enfatiza que “é comum a criança escolher uma pessoa para relatar uma situação de violência, o que nós chamamos de revelação espontânea. Então a comunidade tem que saber como agir, como buscar ajuda.
Por isso, além dos profissionais e das crianças há atividades abertas à comunidade. No dia 18 de maio, data que oficializa no Brasil, o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, será realizada a distribuição de panfletos no Parque Ambiental e no Terminal Central.
Próximo ao Parque Ambiental e ao Terminal Central, acontecerá uma exposição com o tema “Que roupa estava vestindo?”, que fica em cartaz na Estação Arte, de 15 a 19 de maio. O evento é aberto ao público que vai poder ver de perto as roupas que crianças e adolescentes vestiam quando foram vítimas de abuso.
A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, alerta para os diversos tipos de violência contra a criança e o adolescente e disponibiliza os Canais Oficiais de atedimento:
Imagens oficiais da Campanha de Enfrentamento à violencia contra a criança e ao adolescente
Repórter Maria Eduarda Ribeiro com informações do Portal da Prefeitura.