Offline
MENU
Na África do Sul, Lula discute temas bilaterais e se prepara para G20
Crescimento sustentável está na pauta das reuniões entre os líderes
Radioagência Nacional - Por Madson Euler
Publicado em 22/11/2025 09:15
Novidades
© Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, nesta sexta-feira (21), a Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20 – grupo das maiores economias do mundo criado em 1999 e principal órgão para cooperação econômica internacional.

Ele foi recebido pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na tarde desta sexta-feira, e discutiram temas bilaterais e multilaterais como a criação de um Painel de Especialistas em Desigualdade, os avanços obtidos durante a COP30 e a necessidade de ampliação do Acordo entre MERCOSUL e a União Aduaneira da África Austral.

A programação oficial do G20 na manhã de sábado prevê que os líderes vão discutir crescimento econômico sustentável e abordar o financiamento ao comércio, desenvolvimento e dívidas públicas. No período da tarde, será a vez da sessão dedicada à mudança do clima, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética. No domingo, a reunião terá como temas os minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial.

Outros atos da cúpula incluem a declaração dos ministros de Finanças sobre sustentabilidade da dívida e um relatório sobre melhorias nos métodos de funcionamento do G20.

As três sessões temáticas discutidas no fim de semana devem resultar em uma declaração de líderes. O texto serve para que os países firmem compromissos entre si.  Entre os avanços, o documento vai tratar sobre os princípios que devem ser observados na extração e beneficiamento dos minerais estratégicos e terras raras. A Cúpula prevê publicar um texto sobre minerais críticos que reforça a ideia de beneficiar esses produtos em seus países de origem. Há possibilidade de não haver a publicação do documento devido à ausência dos presidentes das duas principais economias do mundo.

O Presidente da China, Xi Jinping, anunciou que não estará presente na reunião do G20 e será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. Já o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também não participará do evento e não enviará nenhum representante. A ausência americana não deve se repetir em 2026. Os Estados Unidos são a próxima nação a assumir o comando do Fórum e serão os anfitriões da Cúpula no ano que vem.

Além da agenda do G20, o presidente Lula deve manter encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades presentes. No domingo, está prevista a reunião entre os líderes do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul para tratar da cooperação entre países do Sul Global.

Na segunda-feira, a comitiva brasileira segue para Maputo, capital de Moçambique. Entre outros compromissos, o presidente Lula participa das comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países e assina acordos para ampliar o comércio e os investimentos. Lula também estará presente no fórum que reúne empresários brasileiros e moçambicanos, com painéis sobre agronegócio, saúde, indústria e inovação.

Também durante sua passagem pelo país africano, Lula receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários