O Paraná está passando por uma onda de calor intensa, com previsão de temperaturas acima de 30°C para os próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) emitiu alerta laranja de perigo para cinco regiões do estado, onde as temperaturas podem ser até 5°C acima da média por pelo menos três dias. As áreas afetadas são Norte Pioneiro, Noroeste Paranaense, Norte Central, Centro Ocidental e Oeste, com foco no risco à saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, a exposição excessiva aos raios solares, pode causar queimaduras na pele, caracterizadas por vermelhidão, bolhas e dor. Também causa danos ao DNA das células da pele, a radiação ultravioleta pode danificar o material genético das células da pele, aumentando o risco de desenvolver câncer de pele.
Outro risco é a insolação, a exposição excessiva ao sol pode levar a uma condição conhecida como insolação, caracterizada por sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas e confusão mental. Deve-se atentar também ao envelhecimento precoce da pele: A exposição prolongada ao sol pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, causando rugas, manchas e flacidez.
É fundamental tomar cuidados para evitar problemas de saúde devido ao calor excessivo. É importante evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, usar protetor solar, se hidratar regularmente e procurar locais com sombra e ventilação adequada.
Da Redação