Offline
MENU
Agosto é o mês do aleitamento: saiba como doar leite materno
07/08/2023 15:36 em Saúde

 

Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que reforça a importância do aleitamento materno. Mulheres que estão amamentando podem doar o leite excedente para garantir a saúde de recém-nascidos de baixo peso.

Para se tornar doadora, a mulher que está amamentando deve estar em boas condições de saúde e não pode estar tomando nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação (essa informação pode ser checada nas bulas dos remédios).

Se preencher os requisitos, a mulher deve procurar o banco de leite de sua localidade. Caso não saiba onde fica, pode ligar para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone.

Depois de verificar as informações sobre entrega ou retirada do leite, o próximo passo é garantir os recipientes para doação. Muitas vezes eles são entregues pelo banco de leite, mas podem ser usados potes de vidro com tampa plástica comuns, como os de maionese ou café solúvel.

Os potes devem ser esterilizados. Em casa, é possível fazer a esterilização cobrindo os recipientes com água dentro de uma panela e levando ao fogo. Depois que a água ferver, é preciso esperar 15 minutos. Após a retirada da panela, é essencial deixá-los secar sobre um pano limpo.

Para retirar o leite, a mulher deve lavar os braços com água e sabão até a altura dos cotovelos. Já a mama deve ser higienizada apenas com água. Na hora da retirada, a doadora deve cobrir a boca e os cabeços com um pano limpo. E as primeiras gotas do leite devem ser descartadas.

Após a ordenha, o frasco com o leite deve ser tampado e levado imediatamente para dentro do freezer ou congelador. É preciso anotar a data e a hora da ordenha na tampa. O mesmo pote pode voltar a ser utilizado. Nesse caso, a retirada do leite deve ser feita em um copo que passou pelo processo de esterilização, e o processo de anotar data e hora deve ser repetido.

Quando o frasco estiver completo, ou após 10 dias desde a primeira ordenha, é preciso entrar em contato com o banco de leite humano para que o leite seja coletado para ser tratado e enviado às crianças que precisam. 

A Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) gerenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é referência em todo o mundo. No total, são distribuídos 160 mil litros de leite humano todos os anos. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 200 mililitros podem alimentar até 10 recém-nascidos.

 

Conteúdo reprodução de Brasil de Fato. Acesse o link <https://www.brasildefato.com.br/2023/08/04/agosto-e-o-mes-do-aleitamento-saiba-como-doar-leite-materno> 

COMENTÁRIOS