Offline
MENU
Mutirão de coleta de exames preventivos será realizado, neste sábado (24)
21/06/2023 14:47 em Saúde

Imagem: Banner Oficial

 

Neste sábado (24), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, juntamente da Fundação Municipal da Saúde irá realizar mutirão de coleta de exame preventivo. Poderá realizar o agendamento as mulheres entre 25 e 64 anos, através do Portal da Prefeitura. O agendamento estará aberto das 8 h da manhã do dia 21 até 12h de sexta-feira (23). De acordo com a

 

Prefeitura, serão disponibilizadas 720 vagas em todo o Município.  

As Unidades de Saúde que estarão realizando as coletas são Egon Roskamp, no Santa Paula, Luiz Conrado Mansani no bairro Uvaranas, Ottoniel Pimentel, na Vila Cipa e Rômulo Pazzinato, no bairro Nova Rússia. O atendimento acontece das 8h as 17h.  

 

O que é o Exame Preventivo/Papanicolau? 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Preventivo é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, para facilitar a detecção de doenças logo no início, antes mesmo da mulher ter qualquer tipo de sintoma. É importante destacar a importância de realizar o exame, pois ele pode reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero.  

 

Preparação para o exame:

Para a realização do exame preventivo, com o resultado correto, é preciso que a mulher não tenha relações sexuais nas 48h anteriores ao dia da realização do exame. Além disso, não é recomendada a utilização de duchas, medicamentos e anticoncepcionais locais, pois todos esses fatores podem alterar o resultado do exame. Não é recomendado também, que mulheres que estejam menstruadas realizem o procedimento, pois o sangue também pode alterar o resultado.  

 

Quem deve realizar o preventivo? 

Toda mulher com vida sexual já ativa. Principalmente mulheres entre 25 à 64 anos de idade. O recomendado é que o exame seja realizado anualmente, porém, após dois anos consecutivos com resultados normais, pode-se realizar a cada 3 anos. 

 

Por Ana Flávia Aranna com informações do Portal da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e do Ministério da Saúde.  

COMENTÁRIOS