Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os cronogramas do segundo semestre de 2023 para quem pretende cursar o ensino superior utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O primeiro é o Sisu, cujas inscrições estarão abertas de 19 a 22 de junho, com resultado no dia 27 deste mês. O co-fundador e professor do Galt Vestibulares Rubenilson Cerqueira explica o que é o Sistema.
“O sistema de seleção unificada foi criado em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) como sistema eletrônico para poder democratizar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Sendo que a maioria delas são instituições federais, como universidade e institutos, mas também há vagas para outras instituições públicas, sendo elas estaduais e municipais no país”, explica.
Ainda no dia 27 de junho serão abertas as inscrições para o Prouni, que poderão ser realizadas até o dia 30 de junho. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares em todo o país. O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira no dia 4 de julho, e a segunda no dia 24 do mesmo mês.
O estudante Renan da Silva Gomes, morador de Cidade Ocidental (GO), conta que a sua experiência com a inscrição do Programa foi positiva. “A respeito da inscrição, foi tudo bem tranquilo, por ser online e ter o passo a passo do que fazer, então eu acabei não tendo nenhuma dificuldade e minha experiência com o Prouni foi muito boa por ser uma programa que dá oportunidade para pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade particular, de estar cursando o ensino superior. E minha expectativa é seguir no curso que escolhi e poder me formar”, contou Renan.
Já o Fies, que é o Fundo de Financiamento Estudantil, terá suas inscrições entre os dias 4 e 7 de julho. O resultado será divulgado em chamada única no dia 11 de julho.
Como saber quais as minhas chances?
O MEC informou que em datas próximas às da abertura de inscrições de cada processo seletivo irá divulgar a quantidade de vagas a serem ofertadas nas edições do segundo semestre deste ano do Sisu, Prouni e Fies, no portal Acesso Único, no endereço eletrônico: acessounico.mec.gov.br.
O que é preciso para participar?
Para se inscrever em todos os três processos seletivos é usada como base a nota obtida na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o Prouni também são válidas as notas do Enem de 2021. Já para o Fies são válidas as notas do Enem a partir de 2010.
É preciso pagar para me inscrever no Sisu, Prouni e Fies?
Não, as inscrições para cada um dos processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Portal Acesso Único.
Confira o cronograma completo
Sisu
- Inscrições: 19 a 22 de junho
- Resultado: 27 de junho
- Matrícula dos selecionados: 29 de junho a 4 de julho
- Lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
- Divulgação da lista de espera: 7 de julho
- Convocação por meio da lista de espera: a partir de 10 de julho
Prouni
- Inscrições: 27 a 30 de junho
- Resultado primeira chamada: 4 de julho
- Resultado segunda chamada: 24 de julho
- Lista de espera: 14 e 15 de agosto
- Divulgação da lista de espera: 18 de agosto
Fies
- Inscrições: 4 a 7 de julho
- Resultado: 11 de julho
- Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 12 a 14 de julho
- Convocação por meio da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto
Fonte: Brasil 61