Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Frei João Xerri fala sobre a Campanha da Fraternidade de 2018
21/02/2018 09:34 em Novidades

Na abertura da Quaresma, como ocorre todos os anos, foi feita a abertura da Campanha da Fraternidade (CF). O tema da Campanha deste ano é “Fraternidade e superação da violência”.

De passagem por Ponta Grossa, onde já trabalhou como pároco, no bairro da Ronda, na Paróquia de Santa Rita, frei João Xerri, dominicano, concedeu entrevista à Rádio Princesa sobre a CF 2018.

Frei João esteve palestrando em dois colégios estaduais, o Regente Feijó e o Medalha Milagrosa, por ocasião da semana pedagógica daquelas unidades de ensino.

Sobre a Campanha da Fraternidade, frei João destacou a urgência da sociedade em criar uma “cultura de paz”. E essa atitude deve brotar de dentro das pessoas e não por imposição exterior. E ter como objetivo a solidariedade com os demais.

Por outro lado, frei João também afirmou que a superação da violência precisa ter como base a justiça social. Sem condições básicas de sobrevivência, a violência tende a aumentar. E os marginalizados, pela falta de oportunidades, buscarão saídas no tráfico e outros delitos. E de pouco vai resolver as ações de repressão por parte do Estado. Pois a repressão combate os efeitos e não a causa da pobreza.

O frei também abordou outras formas de violência, como a do trânsito. E salientou ser crucial saber perdoar os erros dos outros motoristas, assim como ter paciência enquanto se dirige. Outra forma de violência abordada na entrevista foi a doméstica. E destacou o avanço conseguido pelas mulheres para barrar esse tipo de violência do qual há pouco tempo se tomou consciência.

Finalizando sua fala, frei João falou sobre a importância dos meios de comunicação trabalharem a “cultura da paz”, destacando o papel que as rádios comunitárias devem ter nesse aspecto. Por estarem mais próximas de suas comunidades e oportunizarem que se construa a “cultura da paz” de baixo para cima.

 

Luis Dzulinski - departamento de jornalismo da Rádio Princesa

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!